Colóquio internacional: Natália Correia, 100 anos

05./ 06. Dezember 2023


Natália Correia (1923-1993) ist eine der bemerkenswertesten Figuren der portugiesischen Kultur und Politik des 20. Jahrhunderts: Erfolgreich als Lyrikerin, Dramatikerin, Romanautorin, Essayistin und Journalistin, politisch aktiv zuerst im Kampf gegen die Diktatur des Estado Novo, später als Abgeordnete, unermüdliche Streiterin für Feminismus und Iberismus, engagiert auch als Verlegerin und mit ihren berühmten tertúlias war sie zeitlebens (und ist sie bis heute für die Forschung) eine Herausforderung.
Im Rahmen der Veranstaltungen zu ihrem hundertjährigen Geburtstag organisiert die Cátedra José de Almada Negreiros zusammen mit der Cátedra Lindley Cintra an der Université Paris Nanterre und der Maison du Portugal zwei internationale Tagungen (das erste Kolloquium fand am 26. Oktober in Paris statt).
Wir beschäftigen uns mit einer Autorin, deren Mut, Kreativität und Offenheit jeglicher Art von Obskurantismus und Repression diametral entgegenläuft, die intensiv an ästhetischen, sozialen und politischen Debatten teilnimmt – und deren Werk nichts an Aktualität verloren hat.


***


Natália Correia (1923-1993) é sem dúvida uma das figuras mais significativas da cultura e política em Portugal durante o século XX. Omnipresente no panorama das letras com poesia, teatro, narrativa, ensaio e a sua produção jornalística, foi também ativista política na luta contra a ditadura do Estado Novo e mais tarde deputada, paladina de feminismo e iberismo, intrépida editora, organizadora de famosas tertúlias – sempre e até hoje um desafio.
No contexto do centenário do seu nascimento, a Cátedra José de Almada Negreiros realiza, em parceria com a Cátedra Lindley Cintra da Universidade Paris Nanterre e a Maison du Portugal, dois colóquios internacionais (o primeiro teve lugar em Paris, a 26 de outubro).
Estudamos uma autora, cuja coragem, criatividade e abertura de espírito contraria radicalmente qualquer forma de obscurantismo e repressão, que participa vivamente nos debates estéticos, sociais e políticos – e cuja obra conserva toda a sua atualidade.